Montanhas no céu

 

“Montanhas no céu”, pintura de duas pinceladas, de Fábio Rodrigues. Indisponível, mas pode ser encomendada

 

O “Sutra das Montanhas e Águas” (山水經: Sansui Kyo), escrito por Eihei Dogen em 1240, é tido como uma obra-prima da arte e das tradições de sabedoria. “Montanhas” é a forma, tudo que é percebido como sólido; “águas” (às vezes traduzido como “rios”) é o fluído e informe, ou a vacuidade. O texto não é um sutra sobre montanhas e rios, mas um manifesto poético-paradoxal sobre o fato de que as próprias montanhas, as águas e toda a natureza e o mundo fenomênico são sutras eles mesmos — portais do despertar, expressões diretas de sabedoria e compaixão. É o texto do mestre Dogen que mais me inspira e suscita imagens.

Para quem lê inglês e deseja aprofundar, recomendo o livro The Mountains and Waters Sutra: A Practitioner’s Guide to Dogen’s Sansuikyo, com o comentário maravilhoso de Shohaku Okumura e um capítulo escrito por Gary Snyder: Mountains Hidden in Mountains: Dōgen Zenji and the Mind of Ecology (tem no libgen.rs). Para quem quer arriscar o “sutra” mesmo em inglês,  a tradução do Sensei Kazuaki Tanahashi (do japonê medieval ao inglês) pode ser vista aqui.

A pintura acima, “Montanhas no céu” não está disponível, mas novas peças com o mesmo tema podem ser encomendadas, basta me enviar um email: iodris@gmail.com.