Como apoiar meu estudo

Em 2015, após  um período de 15 anos empregando o trabalho criativo para a indústria, escrevi ao Sensei Kazuaki Tanahashi contando da minha vontade de aprender com ele a abordagem contemplativa da arte e da pintura caligráfica oriental. Generoso, Sensei Kaz convidou para encontrá-lo em 2016 para um retiro intensivo de caligrafia oriental e Zazen, e para trabalhar e treinar diariamente por cinco semanas como aprendiz em sua casa e estúdio em Berkeley, nos Estados Unidos. Ao final desse período, o Sensei me ofereceu autorização para ensinar, produzir pinturas e continuar praticando, além de convidar para voltar nos anos seguintes e seguir o treinamento.

Assim, retornei nos meses de março em 2017 e 2018. Ainda em 2018, convidado pelo Lama Padma Samten, Sensei Kaz passou um mês em seis cidades no Brasil ensinando em retiros, palestras, oficinas e exposições. Em 2019, além do período nos EUA, fui ao Japão para estudar arte tradicional e contemporânea em Tokyo e Kanazawa, e também para uma peregrinação conduzida pelo Sensei Kaz e Roshi Joan Halifax em locais do Budismo, Shugendō e Shintō em Kyoto, Monte Koya, Kumano e Nara.

No mesmo ano, sob orientação do Lama Samten e Sensei Kaz, iniciei o trabalho de estudo e tradução dos escritos do mestre Dogen para o português. Em 2022, pude viajar novamente para estudar, dessa vez por 7 semanas, os textos de Dogen. Continuo trabalhando semanalmente com a pintura e a tradução, e aguardando a próxima viagem ao Japão com Sensei Kaz e Roshi Joan Halifax, que deverá acontecer em 2023.

Março de 2017

Uma experiência de patronagem

Treinar e se sustentar como artista independente e que não produz entretenimento é muito desafiador. Como artista contemplativo, estou em treinamento como aluno do Sensei Kazuaki Tanahashi, que me oferece a possibilidade estudar e trabalhar como seu aprendiz por um ou dois meses a cada ano em sua casa e estúdio nos Estados Unidos. Pude ir cinco vezes e espero poder aprofundar o aprendizado e compartilhar adiante pelo tempo que for possível. Para isso, a cada ano é preciso viabilizar os custos de passagens, traslados, taxas, alimentação, seguro de saúde, pincéis, livros, tintas, telas, papéis… Felizmente, não sou capaz de fazê-lo por conta própria e o suporte da rede é indispensável. Assim, caso você deseje apoiar, lhe estendo a tigela com gratidão.

Quatro formas de apoiar

  • Se você deseja apoiar mensalmente com qualquer valor através do cartão de crédito, veja aqui →
  • Se você deseja apoiar adquirindo uma pintura, veja aqui →
  • Se você deseja apoiar oferecendo qualquer valor pontualmente:

PIX (CPF): 006030389-13

NUBANK
Favorecido: Fabio Rodrigues
Agência: 0001
Conta: 4761138-7
Número do banco: 260
CPF: 006030389-13

  • Você pode indicar meu trabalho para outras pessoas que talvez gostem e se beneficiem. A recomendação sincera e de pessoa para pessoa é a mais adequada e natural, e a que mais ajuda.

Se você deseja mais informações, apoiar de outra forma ou conversar, meu contato é iodris@gmail.com

Obrigado!

Agradeço com todo o coração ao Sensei Kazuaki Tanahashi pela abertura, confiança e infinita generosidade, ao Lama Padma Samten pelas bênçãos enriquecedoras, à Ven. Tenzin Chogkyi por auxiliar de forma crucial em cada pequeno passo desde o início.

Agradeço às pessoas que ajudaram diretamente e tornaram tudo possível de 2016 até aqui: Tarcisio de Arantes Leite, Leonardo Collares, Marcos Bauch, Renata Pereira, Rafael Longo, Larissa Lautert, Inez Campos, Maria Inês Gariglio, Donna Bassin, Júlia Campos, Vitor Moreira Barreto, Augusto Zangrandi, Luiz Henrique Martins, Emily Zaroni, Eduardo Amuri, Guilherme Valadares, Christina Cardenas, Adjamir, Eliane e Gerson Rodrigues, Gustavo Gitti, Gabriel Wan-dick Corbi, Marilene Mamprin, Geovana Colzani, Caroline Bertolino, Laura Bassi, Remi Lopes Antônio, Henrique Menarin, Elder Martins, Luiz Ricardo Berezowski, Thyago Kiam, Graciela Coelho do Espírito Santo, Lucas Pedrucci, Gustavo de Santana, Sared Bueri, Rosana Rita Folz, Alfredo Penz, Leonardo Werneck, Celso Santos, Daniel Collares, Cristiano Ramalho, Paulo Carvalho, Murillo Antonini, Miles Babireski, Filippe Ximenes, Rafael Almeida, Marcela Fazio, Polliana Zocche, Theo Sasse, Maria Valentina Fraiz, Dalmo Kawauchi, Daniel Scola, Gislene Macêdo, Leandro de Oliveira Martins, Frederico Mattos, Fabiana Rosa, Juliana Quadros, Lucas Guimarães, Jane Steinberg, Henrique Lopes, Jorge e Edy Colzani, Ana Carolina Reymunde da Silva. Agradeço também a cada pessoa que se interessou e adquiriu uma pintura ao longo desses anos.

Que esse movimento possa ser útil, que produza benefícios verdadeiros e que os méritos se espalhem! Abraço grande e seguimos!